16 dezembro 2023

VOU ME RENOVAR

 

VOU ME RENOVAR

 

 

 

PRECISO ME RENOVAR

Renovar ? Renovar como ?  Ainda não sei.  O que sei é que, chegado à vetusta idade, que nem sequer mereço  encontro-me com um emaranhado de ideias que fervem na cabeça, comprometendo a temperatura do resto do corpo.

Quando era menino, e com isto eu me refiro aos 12 anos, eu assistia à Missa na igreja do bairro onde morava, a Vila Maria, em São Paulo. Fervoroso católico, resolvi ler a história dos grandes convertidos: Thomas Merton, Santo Agostinho e outros.  Quando vi os argumentos que motivaram a sua conversão, eu me desconverti. E me declarei ateu.

 

Aos 14 anos, escrevi meu primeiro poema: “Poema Controverso”.

 

Se eu pudesse amar, amaria tudo

Mas amaria você sobretudo

Amaria as crianças que riam e os velhos que choram

O barulho das fábricas e o silêncio da noite

Os sapos no charco, as estrelas no céu

As gotas de orvalho nas folhas das rosas

E os raios de sol nas manhãs preguiçosas.

 

            E patati . . .  patata . . . os versos continuaram

           pipocando e fecharam :

Se eu pudesse amar, amaria, até mais não parar

O próprio Deus que me fez incapaz de amar

Neste ponto, eu resolvi amenizar as coisas. Retirei o ateu e me declarei agnóstico.

Mas a juventude não terminava aí. Naquela época os estudantes tinham uma associação na qual defendiam seus direitos político. Fazíamos reuniões, todos discutiam mas ninguém me deixava falar. Logo descobri que, com o nome de Spreafico e com a cara  de fogoió que me representava, eu devia ser de outro planeta.

Então comecei a ler Marx e Engels.

Entusiasmado com a teoria marxista da  “Mais Valia”, resolvi estudar melhor o Comunismo. Acompanhei como era a vida em Cuba. Cheguei a ler a revista Novos Rumos, que circulava na época. Um horror. Nesses tempos eu andava ocupado representando no Teatro do Parque, no Recife, a peça “A Pena e a Lei” do Ariano Suassuna. E foi o que me ajudou pois concluí que da Política eu devia ficar longe.

Hoje sou chamado de covarde, porque não vou para as ruas participar das manifestações, que nem sequer sei a quem vão esculachar. Credo Crucis.

Dentro do miolo mole que ainda me resta, comecei a refletir :Quem sou eu ?   O que estou fazendo nesta vida ?  Deve haver algo mais neste Universo Planetário que ocupamos.

Sem dúvida, existe : A Reencarnação. E comecei a ouvir a voz da consciência.  

Uma voz carinhosa me sussurrou : O Espiritismo está aqui ao teu lado. Mediuns e    assessores te ajudarão na caminhada.

É pra lá que eu vou.

 

 

 

 

 

2 comentários:

  1. Eu amei vovô! Parece que estou conversando com você.

    "Uns que amam o poder. Outros têm o poder e amar." Bob Marley.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marina. È confortador ter a tua aprovação.

    ResponderExcluir

Comentario :