19 novembro 2023

ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE INDÚSTRIA QUÍMICA E TÊXTIL

 ESCOLA TEÉCNICA FEDERAL DE INDÚSTRIA QUÍMICA E TÊXTIL  -  ETIQT

 

Recebi, dias atrás, um convite dos meus colegas de escola, portanto técnicos têxteis como eu.     Com uma diferença, porém: entre a data da minha formatura – 1959 – até hoje, formaram-se 63 turmas de técnicos têxteis.

O convite me incentivava a participar do Primeiro Encontro de Técnicos Têxteis de ITAÚNA – MG. Seguiu-se um programa detalhado dos eventos  bem como os nomes dos que compunham a Comissão Organizadora.

O convite era assinado pelo Presidente da Comissão, colega Toninho Oliveira, o qual informava que a minha participação havia sido proposta pelo colega Ivo Jorge.

Não foi fácil conter a emoção que me envolveu  e como me sinto honrado e grato a todos. Estes amigos, nesta altura da minha vida, me renovam as forças para continuar trabalhando com as ferramentas que me restam. Posteriormente, veio a notícia de que seria gravada uma placa para perpetuar o evento e, dada a impossibilidade do meu deslocamento até Itaúna, a placa me seria entregue em Nova Friburgo, onde moro atualmente. Numa gentileza fora do comum, a Comissão Organizadora, capitaneada pelo colega Toninho Oliveira, e mais um grupo da ABTT, fiéis seguidores do colega Ivo Jorge, desembarcaram em Friburgo.

Escolheram um bucólico restaurante local, o Bistrô Primavera.   Aí, deu-se a grande festa, regada a detox, bebida criada pelo nosso Waumy em seu inesquecível “Imaculada Conceição”.

 

 

A Placa :

“Luigi  Spreafico

Nossa homenagem ao primeiro aluno matriculado na primeira turma do curso técnico têxtil na ETIQT , em reconhecimento aos brilhantes trabalhos  prestados a todo o ramo têxtil do Brasil.

Desde 1949, uma vida dedicada a uma paixão, “indústria têxtil”. Sonhos, lutas, realizações, uma carreira vitoriosa que deixa  um legado que orgulha  a todos nós, seus colegas técnicos têxteis e nossa querida escola.

ETIQT/1949 E CETIQT/1980

PRIMEIRO ENCONTRO DE TÉCNICOS TÊXTEIS EM ITAÚNA - MINAS GERAIS

Dias 25 e 26 de Agosto de 2023”

 

 

 

9 comentários:

  1. Você merece muito, meu querido amigo. Fiquei muito feliz e emocionada em participar da entrega da placa para você. Um frande e carinhoso abraço da sua amiga Deyse Carmo.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Luigi, você fez par
    te da minha carreira profissional pois me ajudou quando recorri a sua experiência e seu conhecimento sobre projetos industriais.O nosso reconhecimento e nossas homenagens é pouco em relação aos seus méritos como pessoa e profissional!
    Nilton Guimarães de Barros

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Nilton. Lembro-me bem dessa época. Era confortável trabalhar om vocês.

    ResponderExcluir
  4. Sua trajetória na indústria têxtil é como um fio tecido com sonhos, lutas e vitórias. A placa é mais do que um reconhecimento, é um testemunho do seu legado que enche de orgulho a família toda! Bravo, Nonno Luigino!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Thais. Suas palavras, brilhantes e incentivadoras, me ajudarão a continuar o trabalho com as ferramentas qoe me restam.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez parabéns Gino! Homenagem bem merecida e que nos faz relembrar suas lutas e conquistas, incentivando a todos nós!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, meu querido ignoto. Que um dia possamos nos encontrar.

    ResponderExcluir

Comentario :