01 março 2023

O MILAGRE

 CAPÍTULO  4

No primeiro jornal que comprei, achei logo um anúncio, publicado por Mestre & Blaget.  Esta era a matriz da Mesbla S.A no Brasil.

O anúncio dizia: “Precisamos de um Gerente para Importação Direta no Brasil”. Eu me apresentei. O escritório da Empresa ficava no mesmo prédio da Loja de Departamentos, Rua da Palma, no Centro do Recife.

Fui entrevistado pelo diretor da área. Depois de algumas perguntas ele concluiu:

“O senhor está contratado.  Vamos mandá-lo para o Rio passar uma semana, onde aprenderá a trabalhar com nossos produtos. Na volta, começa a trabalhar.

Nossos produtos” eram simplesmente: helicópteros, locomotivas, rebocadores de aviões, instalações hospitalares completas e . . . escavadeiras para mineração. Logo entendi o motivo da minha contratação. Em Olinda, Pernambuco, haviam descoberto umas jazidas de fosfato, mineral importante para a produção de fertilizantes. Chamava-se Fosforita de Olinda. Era aí que eu teria que concentrar minha atenção.

Peguei minha Harley Davidson 500 CC, a melhor moto do Recife, e fui visitar o local. Era um campo imenso. Na entrada, notei uma pequena construção de madeira, com duas janelas. Na certa seria o canteiro de obras. Fui em frente para ver como operavam as escavadeiras. No dia seguinte voltei lá. Quando passei pelo canteiro vi um homem na janela, que me olhava. Parei.

-- Hei! Essa moto é sua?

-- Sim, respondi.

-- Dá um pulo aqui.

E começamos a falar de motos. Queria saber como eu a tinha comprado, que ele sempre tinha desejado uma igual, e por aí vai. Notei que o cavalheiro era o Administrador da Empresa. Voltei outras vezes para falar de motos. Como bom ferreiro que fui, esperei que o ferro esquentasse para começar a batê-lo.

Um dia ele me perguntou: Mas afinal o que você faz na vida ?

-- Sou vendedor de escavadeiras! Eu represento a Marion, dos Estados Unidos, a melhor do mundo.

-- Não diga! Eu não sabia! Olha, eu queria comprar uma escavadeira, mas como tenho urgência queria uma usada.

 Você não conhece alguém, por aí . . . . .

-- Não se preocupe.  "Deixa comigo."

 Voltei para o escritório e mandei um telegrama Western para a Marion:

“Preciso de uma escavadeira de 6 jardas cúbicas para entrega no menor prazo possível”. Resposta da Marion:

“Temos escavadeira pronta, para entrega em 30 dias”.

E assim vendi minha primeira e única escavadeira.

Mas eu falei em MILAGRE e agora chegou a hora de explicar.

Eu estava trabalhando na Mesbla de Recife. Meu escritório era afastado da área de varejo. Tinha um recinto com uma mesa e duas cadeiras para os visitantes. Meu primeiro trabalho era ler os jornais do dia. Finalidade: Tomar conhecimento dos editais de licitação das entidades oficiais. Foi assim que cheguei a vender uma sala de cirurgia para o Ministério da Marinha.

 Na minha carteira profissional consta o seguinte :

 “Contrato de Trabalho”:

MESBLA  S.A.

Natureza do cargo: Encarregado de Importação Direta.

Data de admissão : 3 de Março de 1959.

Data de saída : 30 de Agosto de 1960.

Pois bem. Uma tarde, eu estava sentado na minha mesa de trabalho. Levantei-me para ir ao banheiro. Quando voltei, encontrei um cidadão sentado na cadeira dos visitantes. Eu o conhecia. Foi meu Diretor no tempo em que trabalhei na Escola como assistente.

-- Professor Palissy ! exclamei. O que que o senhor está fazendo aqui ?

-- O que que VOCÊ está fazendo aqui, pergunto eu. Recebi uma carta do Ministério do Interior pedindo que eu indicasse o melhor técnico têxtil deste país. Eu respondi que o melhor técnico do país estava aqui com vocês. Eles me disseram que não te tinham achado. Então vim para cá. Toma o endereço, vai lá correndo. Entregou-me um papel e deu meia volta. Sumiu sem se despedir.

Professor Palissy ! Um enviado de Deus!

Olhei o endereço : Era da SUDENE – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. Departamento Industrial.

E a minha vida mudaria por completo.

 

 

 

 

  

3 comentários:

  1. Fortes emoções por surgir! Sigamos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ana. No próximo capítulo vou falar do Programa de Reaparelhamento da Indústria Têxtil do Nordeste e assumir minha condição de cidadão Nordestino.

    ResponderExcluir
  3. … tivesse ficado mais uns dias teria vendido também uma moto..!

    ResponderExcluir

Comentario :