31 março 2021

Memórias de um Vácuo

 

As voltas que o mundo dá! Que futuro nos reservam os caprichos do destino ? Não, não foi o corretor ortográfico que escreveu isso aí. Quem sugeriu esse título foi o Flamínio, lembram ? Aquele pirado  . . . Epaa . . . eu quis dizer “inspirado” (agora já foi), aquele pirado empresário que criou, juntamente com o Jurandir, seu colega de piração,  a  “FLAJUR – Turismo de Aventuras”, que nos proporcionou  excursões emocionantes para conhecer a gastronomia e o mundo dos vinhos na Argentina, Chile e no Sul do Brasil.

 E, por que o título ? Porque eu não estava fazendo nada. Eu tinha virado vácuo. Eu era o vácuo dentro do vácuo. Vácuo no tempo. Vácuo no corpo. Vácuo na alma.

E assim passou-se o tempo. Durante o dia eu me sentava voltado para o Poente, esperando pelo Crepúsculo. Durante a noite eu me sentava voltado para o Nascente  esperando pelo alvorecer.

Até que um dia o Flamínio, com voz solene, falou:

 “ Seu vácuo acabou. Aqui está a sua máquina. Trate-a como você tratava as cardas e os filatórios. Você vai trabalhar e será remunerado, como um bom proletário, como aqueles que você protegia nas fábricas de tecido. Ganhará por produção como ganhavam as tecelãs e os contramestres. E ficará feliz quando o índice de eficiência alcançar os 90 por cento.

 E eu passei a extrair o ar das coisas. E soltá-lo no firmamento, oxigenando o meio ambiente. 

 Que voltas o mundo dá !

  

 

2 comentários:

  1. Li suas últimas crônicas. Situação difícil, mas verdadeira. Entretanto, situações muito mais difíceis foram superadas pela humanidade, essa também será. Essa situação atual fica registrada nesse maravilhoso histórico e cultural blog de um vago, de um vácuo, de um trabalhador das indústrias de tecido que tanto teceu e continua agora tecendo nas oficinas das Letras, tirando o ar de cada leitor a cada emoção que o faz sentir nessa leitura que retrata a vida como ela está. Entretanto, diz a crônica: “E eu passei a extrair o ar das coisas. E soltá-lo no firmamento, oxigenando o meio ambiente.”, e eu imaginei você tentando preencher com ar o Espaço Sideral com o intuito de ampliar a Atmosfera da Terra para que a Humanidade respire melhor, mas depois de certa provocação, me dei conta que não sei que coisas são essas e talvez essas coisas sejam a chave para um melhor entendimento. Então resolvi perguntar: Que coisas são essas?
    Gratidã☀️

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Carlos Guilherme, pela sua avaliação lúcida e generosa. Sua pergunta é oportuna e como tal, me oferece a oportunidade de responde-la â altura da sua inquietação. Fa-lo-ei atravez de uma nova crônica.

    ResponderExcluir

Comentario :