02 abril 2021

O Ar das Coisas

O ar das Coisas Mas, por que quis eu retirar o ar das coisas ? E que “coisas” eram essas ? A resposta me veio pelo Severino Mandacaru. Foi ele que me admoestou em tempo hábil. Emergindo das brumas do Outono, sua silhueta foi tomando corpo e ele começou seu discurso com uma frase clássica:

“ Seu galego safado, o que você andou aprontando ? Soube que você saiu por aí dizendo que iria “tirar o ar das coisas” sem explicar o que eram as coisas nem o ar. Tá ficando leso, é ?

“ Calma, Severino. Eu apenas estava me dedicando a retirar o ar do ambiente em que vivem algumas coisas, por motivo nobre. Porque, certas coisas, em contato com o ar, oxidam. O ferro, por exemplo, enferruja, o leite, talha e o caldo de cana fermenta. Além disso, eu não estava inventando nada. Eu apenas estava cumprindo ordens do Flamínio. Lembra quando ele disse que eu ia trabalhar ? Ele me explicou : ”

“ Tenho muitos produtos no Bistrô que devem ser consumidos frescos e a melhor maneira de conservá-los é a embalagem a vácuo. E um belo dia chega o Flamínio com uma camionete e despeja uma máquina seladora a vácuo e enormes caixas contendo nozes, amêndoas, avelãns, castanhas, sementes de girassol e uma quantidade enorme de cereais. Agora divirta-se e me avise quando alcançar a eficiência de 90 por cento.”

Assim foi e assim será.

As voltas que o mundo dá ! ! !

 

 

2 comentários:

  1. O que determina a eficiência de 90%?

    ResponderExcluir
  2. Boa pergunta. Determine qual é a sua unidade de trabalho. Exemplos: parafusos em um torno mecânico; chapeus de palha feitos a mão por um artesão; batatas descascadas por uma cozinheira; quartos ocupados em um hotel. Determine teoricamente quantas unidades o operador conseguria produzir em uma hora, um dia, ou qualquer outra unidade de tempo compativel com aquela atividade. Esse seria o valor de cem por cento de eficiência. Dividindo o valor efetivamente produzido pelo calculado (teorico) obtem-se a eficiêcia. Evidentemente alguns casos requerem um pouco mais de elaboração no processo. È o caso dos hoteis, por exemplo, onde é precisp saber se o quarto hospeda um casal ou um single, separar quartos por tarifa etc. De qualquer modo a eficiêncis sempre será obtida dividindo-se a receita obtida pela receita do hotel completamente lotado. No caso em estudo você poderá dizer : " Então vocês vão dividir os metros cúbicos à pressão de xis atmosferas, reitirados da coisa ipsylon sem nenhuma atmosfera e . . ." dá licença que estão me chamado pra jantar. Essa coisa de o ar das coisas é muto enrolada. Fico devendo.

    ResponderExcluir

Comentario :