24 maio 2024

O QUE FAZER

 

O QUE FAZER

Tendo alcançado a idade provecta, que a semântica define como sábia, conhecedora, adiantada, deparo-me com uma dúvida neste mundo destrambelhado, com guerras fratricidas por preconceito de raças, inundações de áreas gigantescas, crimes cometidos por bandidos protegidos pela justiça e o que mais se puder pensar.

Eu continuo aqui na minha Mansão do Paraíso, em Nova Friburgo, contemplando o Sol e a Lua, cercado por altas palmeiras, troncos de eucaliptos perfumados, e o canto dos sabiás e o coaxar das rãs. E me pergunto: para onde vou?  Sei que a vida é feita de escolhas, mas além de comer a minha prodigiosa sopinha de beterrabas diariamente, fazer a barba, caminhar 15 minutos no jardim e trocar mensagens com alguns amigos, pouco me ocorre. Tenho uma família que me protege e me ajuda em tudo o que preciso. Comer, dormir e dar risadas. Tenho a mesada que

recebo da aposentadoria, que resultou do “laburo” árduo, sem domingos nem feriados ou férias de lei e que me permite atender às despesas domésticas. E o que mais no mundo se me faz preciso?

Encontrei o caminho. Zuenir Ventura, o cronista dos bons tempos, analisou o nosso comportamento diante de atitudes que nos levam a desperdiçar oportunidades com as quais nos deparamos . . . perdemos tempo com bobagens, deixando passar momentos preciosos. E termina citando o poeta Carlos Pena Filho.  Eu o conheci quando morava no Recife, sentado numa cadeira na calçada do Bar Savoy, na Av. Guararapes, para ouvi-lo declamar suas poesias. E agora quero destacar esta:

“Lembra-te que afinal te resta a vida

Com tudo o que é solvente e provisório

E que ainda tens uma saída

Entrar no acaso e amar o transitório”.

 

E assim será. Amanhã irei em busca da vida. Eu a encontrarei. Porque ela estará presente, e eu irei procurar um emprego.

-  -  -  -  --  -  -  -  -  -  -  -   -   -  -  -  -  -  -  -  -

Achei!  Vou vender Antiguidades! Partindo do pequeno acervo de que disponho.

5 comentários:

  1. Essa Crônica está, além de belíssima, sincronizada com a Lei Universal do Progresso. E, para minha surpresa, antes dela está a Crônica sobre a Abolição, muito pontual e também sincronizada com a Lei do Progresso. Isso me reforça o acreditar que esse Planeta é realmente escola-hospital, a cura se faz através do aprendizado e libertação. Muito Obrigado por compartilhar esse legado histórico e literário,
    . Minha Gratidão

    ResponderExcluir
  2. Incautos leitores: não se deixem enganar! É MENTIRA QUE ELE CAMINHA 15 MINUTOS POR DIA NO JARDIM!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas queridas Thais e Tapioca, vocês teem razão. Para mim, só restou mesmo fazer uma coisa: Procurar um emprego. e foi o que fiz, sem muito resultado. Porque caí na velha esparrela que cometi em outra ocasião, quando criei um site de vendas chamado COISAS QUE NINGUEM COMPRA.

      Excluir
    2. Eita! Foi pego na mentira, hein :-)
      Pelo menos alongue as pernas e os dedos na cama!

      Excluir

Comentario :