23 junho 2025

NOVOS TEMPOS NOVAS IDEIAS

 

Tenho pensado muito a respeito deste assunto. Estou convencido de que o mundo mudou e era melhor. Vagando pelos lugares afora fui parar no meu amado Recife dos bons tempos. Vejam o que  aconteceu: Recife  me  recebeu como quem oferece sombra num dia sem árvore. Cheguei com a alma ressecada de concreto, arrastando uma mala que fazia mais barulho que sentido.

Severino Mandacaru, amigo invisível e fiel, apareceu logo  na saída do Aeroporto, parado ao lado de um vendedor de passaporte falso, coçando um queixo inexistente e sussurrando:

Chegamos, cabra! Recife é uma cidade que transpira o aroma das frutas maduras. Andamos pelas ruas de pedra do Recife Antigo como dois personagens fora do tempo. Eu suando e tentando encontrar poesia nos buracos da calçada, firme como uma metáfora espinhosa, admirando casarões onde se encontram os parentes e amigos.

No Marco Zero, Severino Mandacaru parou e olhou para o  mar e disse: “Aqui é onde tudo começa e acaba, dependendo de quem conta”. Depois caminhei até uma feira onde comprei  uma tapioca com queijo de coalho. Nada disso tem gosto de Sertão. O Carnaval fervia alegre e majestoso.  E fui balançar as pernas na ponte Buarque de Macedo.

 

 


06 abril 2025

MINHA MANSÃO NO PARAÍSO

 MINHA MANSÃO NO PARAÍSO



Este foi o nome que dei à casa onde moro hoje, no bairro Mury, Nova Friburgo, uma pequena construção de 300 metros quadrados. A paisagem é encantadora, com suas colinas cobertas de árvores centenárias, passarinhos esvoaçando, crianças brincando, e o cacarejar das maritacas   ao amanhecer.  Os vizinhos são simpáticos e colaboradores. A população do bairro é ordenada e a segurança é total. Não existem roubos ou violência de qualquer tipo.

Tenho uma família unida que me protege e ajuda em tudo o que eu preciso.


Tenho amigos fiéis e dedicados que me acompanharam ao longo da vida, principalmente os colegas da vetusta Escola de Indústria Textil que tanto me ajudaram ao longo da minha vida profissional. Na avançada idade que carrego, nada mais posso pretender´.

A todos minha eterna gratidão.