22 agosto 2023

CHEGOU A NOVA INTELIGÊNCIA

 Gigantesca, avassaladora, a Inteligência Artificial veio mudar o nosso modo de pensar, o nosso comportamento, a nossa vida diária. Prepare-se. Amanhã você não tomará mais banho como ontem. Não posso dizer que será uma “lavagem a seco” como se fazia antigamente com os nossos ternos de casimira, mas ela te deixará esterilizado por um período que será indicado no teu cangote por uma etiqueta também solúvel. Milhões de coisas serão jogadas no espaço. Milhões de calculadoras, ábacos e baralhos de Tarô, serão montados e esparramados entre as galáxias. Poemas, romances, crônicas, artigos, teses de doutorado piadas e tudo o que for fotografia no mundo será disponibilizado e posto no ar, gratuitamente. Você aí, que me ouve, esqueça seus incautos leitores e vá criar galinhas. Rápido, antes que a IA chegue.  

 

Eu disse que era tudo grátis não foi? Não estou muito certo disso.

Aliás, não procurei saber. Duvido que nessa parafernália toda não surja um sininho qualquer oferecendo um conjunto de frigideiras, 6 xícaras, e 100 quilos de massa puba, para fazer tapiocas o resto da vida, ainda nesta encarnação. Pagamento: no Jardim do Além.  

 

Epa! A luz surgiu.  Finalmente chegam notícias.  A IA está mais viva do que nunca e mostrando resultados práticos, arrastando consigo milhões de Reais. E de Dólares. São empresas de carne e osso e trabalham com dados em nuvem e serviços digitais como, por exemplo, reduzir fraudes e sinistros. Também oferecem apoio a empresas financeiras para “joint ventures”, financiamento de ativo fixo, o escambau. Ainda bem. Agora já posso dormir sossegado.                                                                                    

12 comentários:

  1. Dormir sossegado? Com a IA à solta? E se ela invadir teu lar ou tua mente?

    ResponderExcluir
  2. Amei essa Crônica! Felizmente a IA não pensa, ela apenas copia, categoriza, classifica, reclassifica e toma decisões através de inferências, o que em geral dá "BUG"! Cuidado com o que recebermos dela: Pensemos e Façamos um Mundo Melhor! Uma coisa é certeira: não é de graça, realmente a conta poderá chegar no além se a IA não for usada para o Bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Guilherme, Sábias palavras. Conversamos sobre isso.

      Excluir
  3. Sabe, eu ouvi dizer que a Inteligência Artificial está ficando tão avançada que agora até mesmo ajuda a criar piadas. Mas cuidado, se você não rir o suficiente, ela pode enviar um drone com frigideiras intergalácticas para sua casa como punição! 😄🤖🍳

    ResponderExcluir
  4. Perfeito. È a inteligência no Estado Puro.

    ResponderExcluir
  5. É... a Inteligência que chegou com tudo para destrambelhar esse nosso mundo. Mais uma Revolução, envolta em marketing, em promessas, em tornar mais ágil o tempo. Tempo que é dinheiro, quanto menos tempo, mais dinheiro(?).. Estão tão sedentos por exaurir o humano aos últimos nervos que não percebem que daqui a pouco não teremos mais serventia. A não ser na arte. Porque a arte é a única parte desse nosso mundo todo que não conseguem substituir. E ainda bem! Sábios são os italianos com il dolce far niente. Um mundo artificialmente inteligente vai trazer amargor ao fazer nada. Chocante, curioso, intrigante, medonho e muito nebuloso, essa nova Era. Un bacio, Luigi! Núbia

    ResponderExcluir
  6. Sábias palavras, Núbia. Muito boa a referência ao dolce far niente e à Arte. Tempos atras, um filósofo - não vou dizer o nome - declarou : "O Teatro é o padrão pelo qual se mede a cultura de um povo". Vamos fazer teatro .

    ResponderExcluir
  7. Olha, o que tenho visto, mesmo de longe, é que a IA vai sim transformar a sociedade mais do que imaginamos. A Internet é um exemplo disso.
    Comecei minha jornada dizendo para o computador (através de construção de lógicas) o que o computador teria que fazer... e agora, parece que é ele (mesmo sem "pensar" que vai nos dizer o que temos que fazer! Preocupante? sim! Isso vai ter freio? Acho que não!
    Então, o que nos resta é aprendermos a sabermos quem somos para que nossa mente não vaguei sem rumo, ou melhor, com os rumos externos de um Banco de Dados, e sabermos que novos modelos de trabalho e atuações profissionais surgirão em detrimento de outras que serão extinguidas.
    Parafraseando você Gino... Busquemos LUZ!!!

    ResponderExcluir
  8. Luigi, encontrei um texto seu, do nada. E, de tudo, veio uma saudade. Morri de alegria de te encontrar aqui ativo. Escrevendo como sempre!!! E Por onde andas? O que tem feito? Estou morando no Parana agora. Carregando um sobrenome que roubei de um marido 8 anos atrás, o Braga. Mas, o mais impressionante é que, quando leio e releio textos de 2011, parece que tudo aconteceu ontem! Estou desde então longe do mundo das crônicas, mas tá surgindo uma vontade tão louca de voltar a cronicar, tão louca quanto a Paixão do FDP. Saudade de você!! Me de notícias!!

    Joyce Figueiró, ou Braga. Ou Menina do Balaio para os mais íntimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazia tempo que não abria meu Blog. Fi-lo hoje e . . . Ironia do destino. Justamente hoje, 9 de Setembro, deparo-me com um comentário teu, estimada Joyce, em um dos meus rabiscos. Quantas lembranças daquele ano de 2011 ! Estou morando em Nova Friburgo, bairro de Mury. Vou mandar-lhe o endereço completo, com email e telefone para podermos retomar a literatura e conversar com o Severino Mandacaru. Quando completei noventa anos publiquei um livro : "Memórias de um Vago". Vou lhe mandar um exemplar por Sedex. Agora devo retirar-me. Menino que sou, estão me apontando o caminho da cama.

      Excluir
  9. Acabei de chegar. Lépido e sereno. É incrível, parece que estou voltando de uma reencarnação. Como dizia, estou morando em Nova Friburgo, de onde eu descia com o ônibus da Mil e Um até o Rio para assistir as aulas do Felipe Pena, ma Estação das Letras. O bairro é o Mury, numa casa que chamo de "Minha Mansão no Paraíso". No meio de um bosque, povoada por borboletas e passarinhos, tem 150 metros quadrados de area construída, É alugada por dois vinténs. Não tem iluminação externa. A escuridão é minha companheira inseparável. Meu e mail : luigi.spr@gmail,com - Telefone 21 9 8258 8387 - Conexão com o Whwattsup será feita pela Dorotea, minha esposa.

    ResponderExcluir

Comentario :