10 junho 2023

A MINHA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

 Estão me perguntando como anda a minha inteligência artificial.

Respondo que não tenho inteligência artificial alguma. Quem me  dera! Eu mal consigo cuidar da inteligência natural de que disponho, trôpega e falaz, quanto mais fazer incursões num mundo quimérico e fantástico como o da inteligência artificial.

Mal ou bem, andei escarafunchando o que se dizia naqueles mundos e descobri que as tripas da inteligência artificial haviam sido afetadas quando a Rússia lançou ao espaço o Sputnik. Foi uma comoção a nível mundial.

O Sputnik foi o primeiro satélite artificial lançado no espaço, em 4 de outubro de 1957. A União Soviética iniciou, assim, a era espacial em conflito com os Estados Unidos, tanto em termos tecnológicos quanto políticos.  

Esse evento criou pânico no país.  Uma pergunta ecoava na boca de todos os americanos: “Como foi que permitimos que a Rússia passasse à nossa frente nessa competição tecnológica?”

Não sei qual foi a resposta dada pelos cidadãos norte-americanos. Mas, modestamente, posso responder. Quando isso aconteceu eu costumava ler vários jornais. E li a notícia de que um Senador Americano havia pronunciado no Congresso um discurso explicando:

“Eles passaram à nossa frente porque costumam ensinar, nas escolas, a jogar xadrez. Qualquer criança na Rússia joga xadrez.

E eu me lembrei do velho Kasparov e seu Gambito de Dama.

 

(Ver crônica “Os chineses chegaram” – Pag. 190 do livro Memórias).

Os chineses dispunham de um jogo aparentemente mais simples do que o xadrez, porém muito mais versátil e que exigia maior esforço mental na sua execução. Era o GO, um tabuleiro quadriculado com 11x11 linhas e um monte de pedrinhas brancas e pretas. Eu joguei muito xadrez na minha vida, mas quando tentei o GO, logo desisti. Faltou-me paciência e competência. E logo dei a desculpa que me ocorreu na hora: “Isso é coisa de chinês”.

E aí entrou o Google que proporcionou a criação do AlphaGO, no qual você podia jogar GO contra o computador. Vários campeões se apresentaram. O AlphaGO sempre venceu. Essa disputa aconteceu por volta de 2014.

Hoje as empresas estão atentas ao avanço tecnológico proporcionado pela inteligência artificial, todas elas preparadas para  as leis e normas  que deverão acatar. Os grupos são muitos mas convem destacar os de tecnologia e financeiras.

Aí está. Foi tudo o que consegui produzir com a ajuda da minha Enciclopédia Barsa e o faro com que tempero minhas tapiocas. Contudo, ainda tenho a esperança de um dia conseguir fazer a barba com o meu celular, aprender a não trocar frases como “Carolina de Sá Leitão” por “caçarolinha de assar leitão” .E que meus incautos leitores me perdoem por abordar um assunto tão importante, com a leveza de um ingênuo. Espero vocês todos mais adiante, quando a Inteligência Artificial acionar a chave da Suma Sapiência e disser :

“Agora tá tudo certo. Tudo junto e misturado”   

.                   

3 comentários:

  1. Mas agora vem a pergunta que não quer calar: achou finalmente um rival para desafiar no jogo de xadrez ou vai ter que apelar para a inteligência artificial?

    ResponderExcluir
  2. Impossível competir com a inteligência artificial. Pelo menos no Xadrez. E por isso desenvolvi metodologia própria que agora te ensino:
    Tem que colocar o robô no nível mais baixo possível. E o objetivo do jogo é fazer o maior número de damas possível, mantendo o maior número de peças possível, até aniquilar o inimigo deixando o rei sozinho. Pelo menos "nas minhas" regras, ganho sempre!

    ResponderExcluir
  3. Fazer a barba com o celular!!! Está perto. Vc poderá ter barba de qq cor e tamanha e também corta-la claro!!! E assim construirá o seu Avatar!!
    Pronto: barba feita!

    ResponderExcluir

Comentario :