06 abril 2023

VIDA QUE SEGUE

 CAPÍTULO 8

 Banco de Investimentos COPEG  -  Rio de Janeiro

 O meu tempo de trabalho no Banco do Nordeste do Brasil durou pouco. Praticamente limitou-se ao ano de 1969. Fundada a CTA – Consultores Têxteis Associados, comecei a trabalhar por minha conta. Fui Consultor do BNDE – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico em diversas missões, Consultor do Mercado Comum Andino em Lima – Peru e Consultor do BADESP – Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, sempre para assuntos relativos à indústria têxtil.

 Em 1972, fui nomeado Diretor do Banco de Investimentos COPEG, o Banco estadual de desenvolvimento do Estado da Guanabara, correspondente ao BANERJ, o banco comercial. Na COPEG ocupei o cargo de Diretor de Crédito Industrial.

Em 1974 fui indicado para ocupar o cargo de Diretor Superintendente, na qualidade de interventor, do grupo Dona Isabel, que englobava quatro              Empresas, inclusive uma no Rio Grande do Sul. O grupo se encontrava inadimplente junto à COPEG e era considerado de difícil recuperação. Um trabalho penoso e exaustivo que durou até 1976, quando foi devidamente  sanado. Na Diretoria Executiva havia também um Diretor Administrativo e um Diretor Financeiro. Concomitantemente, tínhamos um Presidente, sem função administrativa, que representava a Empresa com poderes nunca bem definidos.

Um dia fomos surpreendidos com a notícia de que o Diretor Financeiro iria ser substituído. Liguei para o Presidente e perguntei se confirmava a notícia. Comuniquei que, em caso positivo, eu entregaria o cargo. Foi o que aconteceu. Os demais diretores, num gesto de solidariedade, me acompanharam. Eu sabia que ficaria desempregado, mas era o meu dever.                     

 No dia seguinte, para minha surpresa, recebi uma chamada telefônica:

-- “Você vem trabalhar com a gente.”

Era o Ex. - Governador do Rio Grande do Norte  Aluízio  Alves, Vice-Presidente Executivo da UEB – União de Empresas Brasileiras.

No dia 26 / 02 / 1976, eu era nomeado  Diretor  de Coordenação Industrial, com a  “atribuição básica de coordenar as atividades operacionais das  Empresas Industriais da UEB.

 Primeira tarefa:  “Implantação de um Parque Têxtil no Estado do Rio Grande do Norte”

 

3 comentários:

  1. Adorei a definição: "um Presidente, sem função administrativa, que representava a Empresa com poderes nunca bem definidos."

    Existe muita gente com cargos assim até hoje...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marina, obrigado pelo teu comentário. É isso mesmo. E quando pedi demissão comuniquei a ele que aguardava a sua presença para apresentar-lhe os gerentes, etc. Repeti essa mensagem durante três dias, sem resultado. Acabei entregando o comando da fábrica a um Gerente, e saí com a consciência tranquila. Me disseram
    depois que, na primeira quinzena de trabalho, ele viajara para os Estados Unidos para assistir os Jogos Olímpicos. Às custas da Empresa, obviamente.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei....-> "Você vem trabalhar com a gente"

    ResponderExcluir

Comentario :