10 agosto 2020

Um dia na Vida

 

“ Sozinho de noite, nas ruas desertas do velho Recife que atrás do arruado moderno ficou, criança de novo eu sinto que sou.”

 Os versos do Ascenso Ferreira se esparramavam pelo chão do meu quarto  como letras mortas. Caídos assim, perderam a voz mas não perderam o sentido. Desde os dias em que, ainda menino, sentado no Cais do Apolo, eu balançava as pernas enquanto contemplava   encantado a imensa lua de prata e seus reflexos na superfície da água. Desde então, muitos e muitos dias se passaram. E hoje posso dizer, seguindo o Ascenso: “Sozinho de noite, atento como um gambá, olhando o passado, pensando o futuro, criança de novo eu sinto que sou.” 

 Nas pequenas dimensões do meu grande Castelo, eu sinto a vida no ar gelado da madrugada, no sol tépido do meio dia e nas cores esparramadas no céu pelo sol do crepúsculo. Os pássaros cantam. As flores se abrem. Os saguis pulam nos galhos. Os cães latem. A neblina se dissipa aos primeiros raios do sol de outono. O alarido das crianças me avisa que a vida está apenas começando.

 O tempo passa. As baixas temperaturas na Serra convidam ao    recolhimento. Quando Setembro vier, o tempo será mais ameno e com ele chegarão as saudades. Saudades de tudo. Dos amigos que ficaram distantes e para os quais o tempo não passou. Saudades da escola e suas noites passadas em claro. Saudades das fábricas, das máquinas, do cheiro do algodão cru. Da vida proletária. Do silêncio das viagens a trabalho, longe da família. Do teatro e suas presepadas. Das noitadas cheias de poesia nas mesas do bar Savoy, no Recife.

 O tempo passa. Quando Setembro chegar, estarei ocupado e pedirei aos meus amigos que me perdoem por cumprimentá-los apenas com um aceno de mão. Estarei me preparando, em penitência, para corrigir meus erros, obter o perdão pelas iniquidades cometidas e preparar-me, sem pressa, para alcançar o topo da Montanha de Narayama.

 

 

5 comentários:

  1. Um sábio uma vez me disse: triste é não ter do que sentir saudades...

    ResponderExcluir
  2. A versão original dita pelo sábio é "triste é não ter de quem sentir saudades". Tive que adaptar em função do teor do texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida "Anonimous", Obrigado pelo seu comentário. Sua adaptação é pertinente e muito oportuna. Mas é preciso algum cuidado. Convém fiscalizar a coerência do sábio.

      Excluir
  3. Muitas vezes caminhando nas ruas do Recife, ainda sem saber muito bem o significado de refletir, hoje con a consapevolezza do refletir, descobri o sentimento Di ser feliz e a próprio aggio! Se, nas ruas do Recife eu soubesse o significado (de qualquer coisa fosse) talvez hoje eu não seria consapevole! Tio sei grande, sou muito orgogliosa de ter você al meu lado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tere, pelas palavras de carinho e parabéns pela sua reflexáo. Cada coisa tem seu tempo, e cada tempo tem suas coisas.

      Excluir

Comentario :